Cloud: conheça as vantagens deste serviço que expande rapidamente a cada ano

A nuvem é a tecnologia online mais usada em todo o mundo e com certeza, seguirá expandindo cada vez mais. O serviço de cloud é uma opção para pessoas e empresas que queiram economia de custos, aumento de produtividade, velocidade e eficiência, desempenho e segurança. Para ter uma ideia do tamanho deste mercado, um relatório da consultoria IDC estima que o volume total de investimentos em nuvem deve chegar a R$ 1,5 bilhão no Brasil este ano. Você e sua empresa, já são usuários de cloud? Neste artigo, descrevemos sobre os tipos de serviços na nuvem e também as vantagens de utilizá-los. Cloud Pública ou Privada A principal diferença entre a cloud pública e privada está relacionada ao acesso. Numa nuvem pública, as organizações utilizam infraestrutura de nuvem compartilhada, enquanto que na cloud privada, as empresas utilizam a sua própria infraestrutura. Segundo estudo do Gartner, a previsão é que os gastos mundiais dos usuários finais em serviços de nuvem pública cresçam 20,4%, totalizando 678,8 milhões de dólares em 2024, acima dos 563,6 milhões de dólares em 2023. Plataformas A nuvem é um sistema composto principalmente por três serviços: software como serviço (SaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS). Software como serviço (SaaS) envolve o licenciamento de um aplicativo de software aos clientes. As licenças normalmente são fornecidas por meio de um modelo pré-pago ou sob demanda. A infraestrutura como serviço (IaaS) oferece tudo, desde sistemas operacionais a servidores e armazenamento, por meio de conectividade baseada em IP como parte de um serviço sob demanda. Os clientes não precisam adquirir software ou servidores. A plataforma como serviço (PaaS)é considerada a mais complexa das três camadas da computação baseada em nuvem. O PaaS compartilha algumas semelhanças com o SaaS, mas em vez de entregar software online, é uma plataforma para a criação de software entregue pela Internet. A previsão do Gartner é que a infraestrutura como serviço (IaaS) experimente o maior crescimento de gastos do usuário final em 2024, com 26,6%, seguida pela plataforma como serviço (PaaS) em 21,5%. Conheça o Serviço de Cloud da Durand Utilizar o sistema de Cloud da Durand pode ser uma ótima opção para economia financeira, pois é cobrado de acordo com as características da máquina virtual que o cliente solicita. Outro benefício é a garantia dos servidores, que encontram-se em locais físicos seguros onde apenas pessoas com credenciais e dispositivos aprovados pela empresa têm acesso. Quando se trata de pequenas empresas, a economia é grande, pois não requer tanto tempo ou dinheiro para configurar e operar. O serviço em nuvem está disponível para uso quase imediatamente após sua solicitação. “A plataforma cloud é um ambiente de alta disponibilidade, clusterizado que entrega uma melhor performance e maior uptime sem que exista um ponto único de falha. Outro ponto interessante é a redução de risco de perda de dados já que os dados estão em storages e/ou sistemas de armazenamentos distribuídos”, explica Eduardo Parajo, CEO da Durand. Listamos abaixo as vantagens de contratar nossos serviços de Cloud: Escalabilidade O serviço de Cloud permite que as empresas dimensionem seus recursos de acordo com as necessidades, garantindo flexibilidade e evitando investimentos desnecessários em infraestrutura fixa. Acessibilidade Remota O cliente pode acessar os dados e aplicativos de qualquer lugar, a qualquer momento, facilitando o trabalho remoto e melhorando a colaboração. Segurança Anti-DDOS Todos os clientes de Cloud da Durand do Brazil contam com proteção de segurança para toda a infraestrutura do datacenter. Além disso, se algo acontecer com as máquinas locais, o armazenamento em nuvem facilita a recuperação de dados. Para isso é sempre importante o cliente manter 100% das informações em um backup. E se você quer um serviço de backup online e seguro, conheça nossa oferta especial. Custo-Benefício As empresas que investem em Cloud contam com a redução dos custos de manutenção e a eliminação da necessidade de investimentos em hardware. A Durand do Brazil é a melhor opção para sua empresa Com mais de 27 anos de mercado, somos especialistas em serviços de datacenter e cloud. Oferecemos um portfólio abrangente: desde a montagem da infraestrutura nos racks até a segurança anti-DDOS e o armazenamento em nuvem. Também temos conexões com todas as nuvens públicas e desta forma, o cliente pode trabalhar com um mix entre nuvem pública, privada e a nuvem da Durand do Brazil. Com nossa experiência nos principais datacenters do mundo, somos a melhor opção no mercado para grandes, médias e pequenas empresas. Consulte nosso setor de vendas para conhecer os planos de nossos serviços.  

Como enfrentar o desafio de ter uma Internet Mais Segura na Era Digital?

Cada vez mais o debate sobre a importância de se ter uma Internet Mais Segura, vem tomando conta do cenário. Ao passo que a internet nos permite conectar com pessoas, compartilhar ideias, estudar, nos divertir e descobrir coisas novas, também pode ser uma porta para golpes, fraudes e outros problemas. De fato, cyberbullying, recebimento de mensagens indesejadas, visualização de imagens e conteúdo impróprio ou compartilhamento de informações privadas ou fotos sem permissão são alguns dos inúmeros problemas que podem ocorrer para quem usa a internet sem se preocupar com a segurança. Por essa razão, todos os anos no mês de fevereiro é celebrado mundialmente a semana da conscientização para o uso da internet de forma mais segura. O que é o Dia da Internet Mais Segura? O Dia da Internet Mais Segura, ou Safe Internet Day, é organizado na segunda semana de fevereiro de cada ano e conta com a participação de mais de 180 países. O objetivo é aumentar a conscientização sobre as questões online e tornar a Internet um lugar mais seguro. Por consequência, nesse período sempre há uma grande movimentação nas mídias, assim como nas empresas em torno do tema com o intuito de trazer informações atualizadas e também discussões envolventes. Neste ano, o tema é “Fazendo a diferença, gerenciando a influência e navegando pela mudança online”. Porém é importante ressaltar que esse deve ser um debate constante, ao longo de todo o ano. O SID Brasil é coordenado pela SaferNet desde 2009 em estreita parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a UNICEF, o Ministério Público Federal e sempre conta com o apoio de algumas empresas. Caiu na Rede é peixe Com toda a certeza, qualquer um pode ser vítima e ter uma data da Internet Segura é o momento que organizações e instituições usam para lembrar as pessoas que os cuidados necessários para se utilizar a internet de forma segura. Desse modo, ter consciência do perigo, navegar com segurança e compartilhar as informações com parentes e amigos é uma forma de prevenir e ajudar a evitar problemas como fraudes e roubo de informações. Educação: dentro e fora das empresas A princípio, nas empresas, um bom programa de treinamento de conscientização sobre segurança é a melhor maneira de manter a equipe segura. Portanto, ao transmitir conhecimento para que os colaboradores saibam detectar ataques de phishing e aumentar as habilidades de segurança online, a empresa cria uma cultura de segurança. A fim de que esta cultura de segurança se mantenha ativa, o treinamento deve ser automatizado e atualizado regularmente para que a equipe aprenda sobre os riscos mais recentes. Certamente, o conhecimento não deve ficar apenas entre os colaboradores em empresas. Crianças e adolescentes nas escolas também devem ser alertados sobre os perigos no uso da internet, como se manter seguro e, no caso de um problema, como proceder. Quanto Mais Pessoas com Conhecimento, Melhor É Com a finalidade de manter uma internet segura, é necessário incentivar para que todos os que têm conhecimento sobre o assunto tornem-se porta-vozes sobre os perigos e prevenção para o máximo de pessoas possíveis. Por certo, esta é uma forma legítima de aumentar a segurança na internet e evitar que cidadãos do bem sejam alvo de fraudes, roubos e outras ameaças cibernéticas. Embora esperemos por mais leis destinadas a proteger as pessoas e empresas que usam canais digitais, a urgência para a proteção dos usuários vai além da conformidade regulatória para evitar multas e ações de fiscalização. Enfim, com o objetivo de auxiliar os usuários e empresas a fortalecer sua postura de segurança online e reduzir o risco de serem vítimas de ataques cibernéticos, listamos abaixo algumas dicas: Fortaleça suas senhas: use senhas fortes e únicas para cada conta online. Evite informações pessoais óbvias e opte por uma combinação de letras, números e caracteres especiais. Ative a autenticação de dois fatores (2FA): a 2FA adiciona uma camada extra de segurança, exigindo uma segunda forma de autenticação além da senha, como um código enviado para o seu celular. Mantenha o software atualizado: mantenha seu sistema operacional, navegadores da web e aplicativos sempre atualizados para garantir que você tenha as últimas correções de segurança instaladas. Cuidado com phishing: esteja atento a e-mails, mensagens e links suspeitos. Nunca forneça informações pessoais ou financeiras em resposta a solicitações não solicitadas. Também evite clicar em qualquer link que receber via e-mail ou no celular. Use uma rede Wi-Fi segura: Evite usar redes Wi-Fi públicas para atividades sensíveis, como transações bancárias ou compras online. Se necessário, use uma VPN para proteger sua conexão. Como Empresas Podem Manter Redes e Colaboradores Protegidos Educando os funcionários: forneça treinamento regular sobre segurança cibernética para conscientizar os colaboradores sobre as ameaças online e como identificá-las. Implemente políticas de segurança: estabeleça políticas claras de segurança cibernética que abranjam práticas de senha seguras, uso de dispositivos pessoais no local de trabalho e procedimentos de resposta a incidentes. Atualização de softwares: mantenha todos os sistemas e software da empresa atualizados com as últimas correções de segurança para mitigar vulnerabilidades conhecidas. Monitoramento de rede: implemente sistemas de monitoramento de rede para detectar atividades suspeitas e potenciais violações de segurança em tempo real. Faça backups regularmente: realize backups regulares dos dados da empresa e armazene-os em locais seguros para garantir a recuperação em caso de perda de dados devido a ransomware ou outras ameaças. Não se esqueça! É necessário colaboração e inovação para alcançar uma realidade onde possamos proteger os mais vulneráveis ​​e, ao mesmo tempo, construir uma internet melhor para todos.  

Smart Hands Durand: Um Serviço Personalizado para Datacenter

O Smart Hands é um serviço de mão de obra especializado para configuração de equipamentos em datacenters. Ao terceirizar a instalação e a configuração de equipamentos, as organizações podem se beneficiar da especialização técnica dos profissionais contratados. É uma forma de garantir uma instalação eficiente e segura com melhor custo-benefício. Entretanto, o serviço de Smart Hands que a Durand fornece tem alguns diferenciais, se comparado a outras empresas do segmento, que o transformam num produto especial. Há mais de 27 anos trabalhando no mercado de Internet, a empresa entende perfeitamente as necessidades de seus clientes atuais e futuros. Com este serviço, todas as instalações físicas, acompanhamentos, rotinas e resolução geral de problemas no datacenter são de responsabilidade de uma equipe técnica experiente, remota e de regime integral. Agilidade e Qualidade Assim sendo, contrata os melhores profissionais e técnicos do mercado para que possam realizar um trabalho com agilidade e alta qualidade. Logo que muitas organizações, em especial aquelas das áreas de comércio eletrônico e telecomunicações, na maior parte das vezes precisam mudar ou expandir sua infraestrutura de forma muito rápida. Como resultado, a aloca suas equipes rapidamente – independente de qual local o datacenter se encontra – num regime 24x7x365, ou seja, atende chamados a qualquer momento e dia. O cliente é sempre prioridade e as urgências resolvidas o mais rápido possível. Juntamente com a agilidade está a qualidade no serviço prestado. Uma vez que toda a infraestrutura é montada com cuidado para atender aos requisitos das normas e padrões para os racks em datacenters. Eficácia Operacional e Otimização de Custos A fim de atender bem seus clientes, a Durand possui uma equipe de técnicos que ficam disponíveis nos principais datacenters para resolver rapidamente problemas que possam surgir. Dessa forma, num esquema 24×7 para um atendimento imediato em caso de falha técnica ou interrupções de serviço, esse serviço promove aos clientes eficácia operacional e otimização de custos. O Smart Hands Durand conta com o gerenciamento de toda infraestrutura, manutenção preventiva, testes, instalações personalizadas, cabeamento estruturado e assistência em resoluções de problemas de hardwares. Detalhes que fazem a diferença Sem dúvida há inúmeras vantagens ao contratar o serviço de Smart Hands da Durand do Brazil, pois além de um suporte ocasional, é uma solução que agrega valor ao negócio da empresa. Ao mesmo tempo que conta com uma equipe qualificada nas questões técnicas relacionadas aos hardwares físicos, instalações personalizadas, cabling e inspeções técnicas, o cliente tem economia de tempo e dinheiro. Afinal de contas, não precisa se preocupar com a contratação de profissionais especializados para tais serviços, pois o cliente paga de acordo com a sua necessidade. Todas as vezes que houver uma instalação ou serviço no rack, a equipe da Durand do Brazil etiqueta todos os equipamentos, desenvolve uma planilha com informações e entrega um relatório de atividades com todos os documentos relacionados ao serviço prestado. Listamos abaixo os benefícios que as empresas ganham ao contratar o Smart Hands da Durand do Brazil Eficiência Operacional Os serviços terceirizados oferecem eficiência operacional, permitindo que as empresas foquem em suas atividades principais. Profissionais especializados podem realizar as instalações de forma rápida e eficaz, minimizando o tempo de inatividade e otimizando o desempenho do data center. Isso contribui diretamente para a continuidade dos negócios e a satisfação do cliente. Redução de Custos Contratar uma equipe interna para lidar com a instalação de equipamentos em data centers pode ser dispendioso. Com a terceirização, as empresas podem reduzir custos associados a treinamento, contratação e retenção de pessoal especializado. Além disso, a flexibilidade oferecida pelos serviços terceirizados permite que as empresas paguem apenas pelos serviços utilizados, sem encargos contínuos. Atualização Tecnológica O cenário tecnológico está em constante evolução, e manter uma equipe interna atualizada com as últimas tendências pode ser desafiador. Ao terceirizar, as empresas garantem acesso a profissionais que estão sempre atualizados com as mais recentes tecnologias e melhores práticas do setor, garantindo que os equipamentos sejam instalados de acordo com os padrões mais recentes. Segurança e Conformidade A segurança dos dados e a conformidade com normas e regulamentações são aspectos críticos para os data centers. Ao contratar serviços terceirizados, as empresas podem contar com profissionais que compreendem as exigências de segurança e conformidade, garantindo que a instalação dos equipamentos esteja alinhada com padrões rigorosos. Dessa maneira, a terceirização na instalação de equipamentos em datacenters é uma estratégia inteligente para empresas que buscam eficiência, especialização técnica, redução de custos e conformidade. Ao confiar essa tarefa a especialistas, as empresas podem direcionar seus recursos para áreas estratégicas, promovendo um ambiente de datacenter robusto e preparado para os desafios tecnológicos do futuro. Para saber mais sobre nosso serviço Smart Hands, entre em contato com nossa equipe de vendas.      

Como manter a sua infraestrutura de datacenter segura?

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a segurança da infraestrutura de TI tornou-se crucial para que as organizações operem de forma segura e com agilidade. Desta forma, a proteção contra-ataques DDoS (Distributed Denial of Service) tem papel fundamental na manutenção da integridade dos serviços e equipamentos. Inegavelmente, nos últimos anos, observamos um aumento significativo na frequência e na sofisticação dos ataques DDoS. Essas ameaças visam sobrecarregar os recursos de servidores, prejudicando a capacidade de resposta e, em última instância, comprometendo a experiência do usuário. De acordo com um relatório da Cisco, o número total de ataques DDoS deveria pular dos 7,9 milhões registados em 2018 para algo mais de 15 milhões até 2023. Tais dados comprovam ainda mais a importância de investir em soluções de segurança anti-DDoS. Antes de mais nada, qualquer empresa com presença na Internet pode ser vítima dos ataques DDoS – que não são mais novidade. O primeiro ataque DDoS conhecido ocorreu em 1996, quando a Panix, agora um dos mais antigos provedores de serviços de Internet, ficou off-line por vários dias por uma inundação de SYN. Mas o que é um ataque DDoS? Em síntese, um ataque DDoS é uma tentativa maliciosa de interromper o tráfego normal de um servidor, serviço ou rede, sobrecarregando o alvo ou a infraestrutura circundante com uma inundação de tráfego da Internet. Aliás, os ataques DDoS alcançam eficácia ao utilizar vários sistemas de computador comprometidos como fontes de tráfego de ataque. As máquinas exploradas podem incluir computadores, câmeras ip e outros recursos em rede, como dispositivos IoT. Em outras palavras, um ataque DDoS é como um engarrafamento inesperado obstruindo a rodovia, impedindo que o tráfego regular chegue ao seu destino. Como identificar um ataque DDoS Certamente, o sinal mais óbvio de um ataque DDoS é um site ou serviço que fica repentinamente lento ou indisponível. As ferramentas de análise de tráfego ajudam a identificar alguns dos sinais de um ataque DDoS: Quantidades suspeitas de tráfego originadas de um único endereço IP ou intervalo de IP; Uma enxurrada de tráfego de usuários que compartilham um único perfil comportamental, como tipo de dispositivo, geolocalização ou versão do navegador da web; Um aumento inexplicável nas solicitações para uma única página ou endpoint; Padrões de tráfego estranhos, como picos em horários estranhos do dia ou padrões que parecem não naturais (por exemplo, um pico a cada 10 minutos); Só que existem outros sinais mais específicos de ataque DDoS que podem variar dependendo do tipo de ataque. Muito além de um ataque DDoS Ademais, não é apenas a quantidade de ataques DDoS que tem crescido. Os cibercriminosos têm criado botnets cada vez maiores, usados ​​para gerar tráfego DDoS. À medida que as botnets crescem, a escala dos ataques DDoS também aumenta. Benefícios da Segurança Anti-DDoS: Disponibilidade Contínua: a principal vantagem da segurança anti-DDoS é garantir a disponibilidade contínua dos serviços, mesmo durante um ataque. Isso evita interrupções nos negócios e preserva a confiança dos clientes. Proteção da Reputação: Um ataque DDoS bem-sucedido pode resultar em danos à reputação da empresa. Implementar medidas de segurança eficazes protege a imagem da marca e a credibilidade junto aos usuários. Economia Financeira: Lidar com as consequências de um ataque DDoS pode ser caro. A segurança proativa reduz os custos associados à mitigação de ataques e à recuperação de danos. Inovações em Segurança Anti-DDoS Machine Learning e Inteligência Artificial: A aplicação de algoritmos avançados baseados em machine learning e inteligência artificial permite a detecção precoce de padrões suspeitos, aumentando a capacidade de resposta contra-ataques DDoS em tempo real. Redes Definidas por Software (SDN): A SDN oferece flexibilidade na gestão de tráfego, permitindo que os data centers se adaptem rapidamente a padrões de tráfego anormais durante um ataque DDoS, redirecionando o tráfego de forma inteligente para mitigar os impactos. Serviços de Proteção em Nuvem: A integração de serviços de proteção em nuvem proporciona uma camada adicional de defesa, distribuindo o tráfego entre servidores distribuídos geograficamente, minimizando assim os efeitos de um ataque DDoS. Em um ambiente digital cada vez mais volátil, investir em soluções de segurança anti-DDoS é essencial para garantir a resiliência e a continuidade dos serviços online. A Durand do Brazil está sempre inovando para manter seus clientes de sempre com o que há de melhor e mais atual no mercado.  

Durand: Conectando pessoas e empresas há mais de 25 anos

A Durand nasceu em 1996, um ano após a internet comercial ter início no Brasil. “Era uma época em que não existia a conectividade que conhecemos hoje. Poucas empresas tinham acesso à internet, os funcionários só acessavam o e-mail”, relembra Eduardo Parajo, CEO da Durand e presidente do conselho da Abranet. A princípio, com uma visão ampla sobre o futuro da internet no Brasil, Eduardo Parajo ajudou a criar a Durand com a missão de fornecer conectividade de qualidade para o mercado corporativo. “Às vezes, os primeiros anos são realmente desafiadores. Mas foi em 1999, que conseguimos encontrar o caminho certo e fazer acontecer”, comenta o executivo. O crescimento da Durand do Brazil Além de fornecer conectividade aos escritórios, a Durand também passou a investir em datacenters e prover serviços diferenciados a partir do ano 2000. “Percebemos que muitas empresas tinham necessidade de armazenar dados em grandes quantidades e precisavam alocar espaços em locais confiáveis para isto”, diz Eduardo Parajo. Foi nessa mesma época que a Durand passou a vender infraestrutura para datacenters, tanto no atacado quanto para empresas. Com o propósito de se consolidar no mercado, a Durand criou uma cadeia de serviços e produtos. As principais ofertas da Durand do Brazil Segurança: Oferta do serviço de mitigação Anti-DDoS utilizando tecnologia dos maiores players do mercado. Um serviço único, a fim de trazer mais qualidade e segurança para os seus clientes Data Center: A empresa possui uma infraestrutura nos principais datacenters do país, com alta segurança e um ambiente físico ideal para servidores e outros equipamentos de conectividade em regime 24×7. Seguindo padrões internacionais, possui pisos elevados, sistemas de controle de temperatura e zonas de refrigeração distribuídas. Além disso, possui os mais diversos sistemas de detecção de fumaça e supressão de incêndio, com acesso monitorado por câmeras de vigilância e alarmes. Hoje, a Durand está presente em 29 datacenters espalhados pelo mundo: Cloud: A Durand oferece dois produtos de Cloud. São eles: Virtual Cloud: configuração predefinidas de servidores virtuais nos datacenters onde a Durand está presente e oferece mais facilidade de contratação para o cliente, além de rapidez no provisionamento dos serviços. Jelastic: um produto self-service que o administrador de sistemas consegue configurar automaticamente os seus recursos, além de ter uma expansão horizontal. Por exemplo, se um determinado site tiver mais acessos durante a Black Friday, o gestor consegue deixar “configurado” dentro da plataforma para expandir automaticamente os recursos e não sofrer interrupções do serviço. Sendo assim, a Durand é uma das únicas empresas no Brasil a ter a parceria com a Jelastic/Virtuozzo a oferecer este tipo de produto. Smart Hands / Professional Services para Datacenter: Smart Hands/Professional Services são serviços personalizado para a estrutura de datacenter e destinado a tarefas pontuais. São atividades de suporte no qual os técnicos alocados podem responder rapidamente a problemas que possam eventualmente surgir dentro do datacenter, e incluem desde o gerenciamento de equipamentos de Colocation à configuração de equipamentos servidores e de rede. Por fim, com este serviço, todas as instalações físicas, acompanhamentos, rotinas e resolução geral de problemas no Datacenter são de responsabilidade de uma equipe técnica experiente, remota e de regime integral. A Conectividade no Brasil De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, após dois anos de estabilidade, o acesso à Internet nos domicílios brasileiros voltou a crescer em 2023. Em suma, impulsionado pelo aumento da conectividade nos lares das classes C, D e E. Do mesmo modo, a proporção de usuários de Internet também voltou a crescer. Segundo o levantamento, 84% (cerca de 156 milhões de pessoas) acessaram a rede nos três meses anteriores à pesquisa, o que representa um aumento de três pontos percentuais frente a 2022 (81%). Em resumo, os dados acima mostram que ainda há muito serviço a ser feito. A conectividade precisa chegar a muitos locais. Um Breve Resumo da História da Internet no Mundo Segundo o site NIC.br, muitos foram os pais da internet, porque ela não foi obra nem inspiração de apenas uma pessoa. Nasceu e se desenvolveu num ambiente acadêmico com financiamento da Advanced Research Projects Agency (Arpa), uma agência militar de pesquisas ligada ao Departamento de Defesa (DoD) norte-americano, criada em 1958 para enfrentar a chamada Guerra Fria, que os Estados Unidos travavam com a então União Soviética. A ideia era buscar tecnologias que não centralizassem o processamento e o arquivamento de informações nos grandes computadores e permitissem a troca de dados entre eles. Em outubro de 1962, a Arpa contratou Joseph Licklider, que havia sido pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e trabalhava na Bolt Beranek and Newman (BBN), empresa formada por professores e alunos do MIT. Licklider pesquisava a interação entre computadores e usuários e havia estudado física, matemática e psicologia. Na mesma época, o engenheiro Paul Baran, da Rand Corporation, uma organização criada no final da Segunda Guerra Mundial para assessorar a Força Aérea norte-americana, também demonstra viabilidade da comutação de pacotes eletrônicos digitais. Além disso, do outro lado do Atlântico, na Inglaterra, a comunicação por pacotes também era objeto de estudo. O professor Donald Davies, do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, coordenou um projeto de redes de comunicação de computadores financiado pelo governo britânico. Foi ele que deu o nome packet (pacote) ao sistema em um memorando do NPL em junho de 1966. Em setembro de 1969 foi instalado o primeiro host da futura rede na Ucla, no laboratório de Leonard Kleinrock. Nos próximos meses os quatro computadores já estavam conectados. A Arpanet estava então concebida e testada como uma rede de comunicação descentralizada, sem uma central de operações. Mas, por envolver a segurança nacional, naquele momento, a Arpanet ficou restrita a alguns institutos de pesquisa governamentais e universidades. Mesmo criada com fins militares, a Arpanet conectava principalmente pesquisadores acadêmicos e as trocas de mensagens começaram a extrapolar a esfera militar e científica, pulando também para troca de mensagens pessoais. No restante do mundo novas redes como