Pesquisar

Inteligência Artificial e Cloud: tecnologias transformadoras

Há muitas discussões em torno da Inteligência Artificial, no entanto, em muitos cenários a IA tem sido uma forte aliada. Como, por exemplo, no avanço das funcionalidades dos serviços de Cloud.

Ao longo dos anos, a nuvem tornou-se uma ferramenta indispensável para empresas de diversos segmentos e tamanhos, permitindo um ecossistema digital interconectado. E graças à IA, atualmente, os usuários de cloud têm a chance de obter mais benefícios, como: maior flexibilidade e agilidade; automação inteligente; e melhor desempenho.

Inovação: um caminho sem volta

Inegavelmente, a IA tem sido muito utilizada para tarefas que são repetitivas, pois facilita para que os profissionais foquem seu tempo em atividades mais estratégicas. Simplificando, a Inteligência Artificial garante cargas de trabalho mais tranquilas enquanto automatiza os processos.

Com ela, é possível que as organizações acessem um conjunto de recursos para treinar modelos de IA, analisar amplos conjuntos de dados e extrair informações relevantes. Tudo sem a interferência humana.

Já a escalabilidade que a nuvem oferece garante que as empresas façam uso de diversos aplicativos de IA sem precisar investir em altos custos com infraestrutura.

Em síntese, os algoritmos de IA aprendem automaticamente sem a intervenção humana e melhoram com o tempo. São sistemas de autoaprendizagem. Em parceria com a nuvem, os usuários podem controlar tais sistemas a partir de qualquer lugar.

Além disso, a cloud também facilita a integração de tecnologias distintas. É possível que cientistas de dados adicionem uma camada de IA.

Nuvem privada, pública ou híbrida?

Nem sempre a nuvem pública torna-se adequada para a execução de aplicativos baseados em IA, em virtude da segurança e a privacidade de dados.
Já a nuvem privada, promove às empresas a flexibilidade e segurança para que executem aplicações e cargas de trabalho sem grandes preocupações.

A fim de aproveitar melhor as funcionalidades tanto da nuvem privada quanto da pública, muitas empresas acabam fazendo uso de uma nuvem híbrida (combinação da nuvem pública com a privada). As nuvens oferecem recursos e infraestrutura para garantir melhor desempenho dos algoritmos de IA.

Segurança e IA: parceria certeira

À medida que as ameaças cibernéticas se tornam cada vez mais complexas e sofisticadas, a IA ​​ tem executado um papel crucial quando o assunto é segurança cibernética.

Com o fim de analisar rapidamente milhões de eventos e identificar tipos diferentes de ameaças – desde malware que explora vulnerabilidades de dia zero até comportamentos de risco que podem levar a um ataque de phishing ou download de código malicioso, a Inteligência Artificial tem uma boopção.

A tecnologia da IA baseia-se em um sistema de autoaprendizagem que coleta dados de forma automática e contínua de todos os sistemas de informação. Os dados são analisados ​​e usados ​​para realizar uma correlação de padrões entre milhões e bilhões de sinais relevantes para a superfície de ataque empresarial para identificar novos tipos de ataques.

Aprimorações por meio da IA

  • monitoramento, gerenciamento e autocorreção de componentes
  • insights acionáveis ​​por meio de análises sofisticadas
  • transformação de grandes quantidades de dados em informações valiosas
  • auxílio nas tomadas de decisões

Os avanços na Inteligência Artificial têm contribuído para uma maior personalização nos serviços. Ao permitir a criação de soluções de negócios que atendem às preferências e comportamentos individuais dos clientes, a IA está remodelando a forma como as empresas interagem com seus clientes.

Compartilhe:

1996 – 2022 Durand do Brasil

Todos os direitos reservados